- Apoie a Radio 54 - 

Menos Conversa, Mais Música!

A Radio 54 leva até você os grandes sucessos que marcaram gerações e mantém viva a paixão pela boa música.

Se você curte nossa programação, contribua com qualquer valor para manter este projeto independente no ar,

com música de qualidade para ouvintes do mundo todo.

Obrigado de coração pelo seu apoio!
 

A Radio 54 agradece de coração pelo seu apoio!

A trilha sonora da sua vida.

DJ Wilson — Radio 54

Nosso Pix: djwilson@radio54.com

Pagbank: Favorecido - Wilson J P Pinto

 

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro
Agência Brasil - Por Paula Laboissière
Publicado em 10/12/2025 15:47
Economia
© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será reajustado dos atuais R$ 1.518 para R$ 1.621, um aumento de R$ 103, um reajuste de 6,79%.

O valor foi confirmado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em outubro e acumula 4,18% em 12 meses.  

O reajuste do salário mínimo será aplicado a partir de janeiro de 2026, com efeito no salário que o trabalhador recebe em fevereiro.

Entenda

A regra do reajuste do salário mínimo determina que o valor tenha duas correções: uma pelo INPC de 12 meses acumulado até novembro do ano anterior, ou seja, 4,18%, e outra pelo crescimento da economia de 2 anos.

No dia 4, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou os dados do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) de 2024, confirmando expansão em 3,4%.

No entanto, o arcabouço fiscal, mecanismo que controla a evolução dos gastos públicos, determina que o ganho acima da inflação seja limitado a um intervalo de 0,6% a 2,5%.

Pela regra, o salário mínimo de 2026 seria R$ 1.620,99 e, com o arredondamento previsto em lei, passa para R$ 1.621, reajuste de 6,79%.

Revisão

Os resultados dos índices farão o governo revisar cálculos para as contas públicas no ano que vem, já que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, aprovado pelo Congresso Nacional, estimava o salário mínimo em R$ 1.627, um reajuste de 7,18%.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Agência Brasil.
Comentários

Chat Online